quinta-feira, 19 de abril de 2018

BRT de Salvador - Um pesadelo antigo e cabuloso

Não é de hoje que políticos locais e grupos empresariais ligados a Operação Lava Jato, tentam construir um BRT (corredor de buzu) em Salvador. Em 2010, o Jornal A Tarde denunciou as estranhas negociações, obtidas através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, que envolviam a quantia de R$ 628 milhões de reais com o dinheiro público. Esse dinheiro seria utilizado para financiar a construção do BRT na Avenida Paralela.

Como é do conhecimento de todos, felizmente o projeto do BRT na Avenida Paralela foi frustrado e em seu lugar foi construída a linha 02 do metrô, exemplo de eficiência no transporte público e orgulho para os soteropolitanos.

Contudo, uma triste pesadelo está para virar realidade. A volta do BRT de Salvador, dessa vez nas Avenidas ACM e Juracy Magalhães em sua primeira etapa. Com um projeto ultrapassado, que tem como premissa principal a construção de grandes viadutos elevados desnecessários, cujo valor tornará o BRT de Salvador simplesmente o mais caro do Brasil. Essa obra será gerida pela Secretaria de Mobilidade (SEMOB) da Prefeitura de Salvador, cujo titular da pasta Fábio Mota, foi também Secretário de Transportes da desastrada administração do ex-prefeito João Henrique e foi mantido no cargo pelo atual prefeito ACM Neto. 

Neto, que se declarou "feliz" de chegar a esse momento, atribuiu a realização do projeto ao apoio do presidente Michel Temer (PMDB) e do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). "Perdi as contas de quantas vezes fui à Brasília sustentar eficácia do projeto"


A afirmação acima pode ser vista no link abaixo:


Dizem os mais velhos que nada é por acaso... Que grande interesse há por trás desse projeto caro, nocivo a natureza e que endividará a nossa cidade?
579 árvores serão cortadas segundo o Relatório de Impacto Ambiental desse terrível projeto contra a nossa cidade

Essa paisagem dará lugar a muito concreto e degradação ao meio ambiente


Referências:

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