quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lauro de Freitas quer metrô de superfície até Portão

Lauro de Freitas quer Metrô até Portão

A primeira Audiência Pública da Mobilidade Urbana, realizada nesta quinta-feira (22), na cidade de Lauro de Freitas, confirmou a preferência da população e do Poder Público municipal pelo metrô de superfície. A reivindicação principal é que o modal, que integra o projeto do Corredor Metropolitano, chegue até a localidade de Portão.

Para a a prefeita Moema Gramacho, é preciso vencer o “trauma” do metrô de Salvador e acreditar que a implantação não precisa ser morosa. Para tanto, é necessário fazer as obras com várias frentes de trabalho simultaneamente.

Além de beneficiar Salvador, o prolongamento do metrô até Portão, totalizando apenas 7 km em Lauro de Freitas, vai servir à população de quase 200 mil pessoas.  Nos 22 quilômetros entre o Acesso Norte e Lauro de Freitas serão investidos R$ 2,4 bilhões.

O município, que é o mais próximo da capital, tem hoje cerca de 60 mil veículos, de acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Paulo Araújo. “Este é um momento histórico para nossa cidade”. Segundo ele, serão realizadas outras audiências no município para que as reivindicações sejam atendidas “da melhor forma para todos”.

Estiveram presentes na audiência os vereadores de Lauro de Freitas, o vice-prefeito João Oliveira, o vereador de Salvador membro da Comissão de Transporte, Jorge Jambeiro, secretários municipais, empresários, moradores das diversas localidades, além de representantes das polícias, de ONGs, associações e movimentos sociais.

NOTA: o Vereador Jorge Jambeiro, ferrenho representante do modelo de transporte defendido pelos empresários de ônibus de Salvador, após a sua explanação em favor do BRT (corredores de ônibus) através de argumentos pífios e equivocados, retirou-se antes do término deste primeiro Debate sobre Mobilidade Urbana. Suas opiniões pessoais não refletem uma posição oficial da Câmara Municipal de Salvador.

Referência: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: