terça-feira, 1 de maio de 2018

Solução eficiente e mais barata que BRT desagrada a Prefeitura de Salvador

Uma opção muito mais barata que o BRT de quase 1 bilhão de reais não foi cogitada pela Prefeitura de Salvador e poderia custar uma fração ínfima do orçamento que será gasto com estruturas elevadas e derrubará 579 árvores, algumas delas centenárias:

Trata-se do BHLS (Bus with High Level of Service ou Ônibus com alto nível de serviço) que nada mais é que a utilização de faixas exclusivas com fiscalização eletrônica e sinalização semafórica com prioridade para os ônibus. Este modelo é utilizado em várias cidades européias, a exemplo de Amsterdã,

Aqui no Brasil, Niterói, Londrina, São Paulo, entre outras adotam este sistema.

Vejam fotos:




Os desenhos divulgados pela Prefeitura de Salvador até o momento, apresentam estruturas elevadas de até 08 faixas (04 para ônibus e 04 para veículos particulares) e pasmem eles acreditam que embaixo de toda essa estrutura haverá um parque linear com milhares de mudas (que supostamente resistirão a escuridão causada pela estrutura) e que deverão substituir o belo canteiro central das avenidas ACM e Juracy Magalhães em um primeiro momento. Outro grande absurdo é que não haverá passarelas para os pedestres que continuarão a utilizar faixas para pedestres e semáforos. O projeto foi todo concebido para ser caro e beneficiar veículos particulares, um claro desrespeito a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

Veja:


Um projeto controverso que não conta com o apoio da população, aliás o próprio prefeito ACM Neto já afirmou que Geddel e Temer tiveram uma participação muito importante (veja aqui). O TCU também já desconfia de crime de responsabilidade fiscal (veja aqui).

O que falta para os Ministério Público (Federal e Estadual) se manifestarem agora?

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